top of page

MANIFESTO NO QUINTAL: TODA CASA É UM SARAU.

O Manifesto no Quintal: Toda Casa é um Sarau, dialoga com o processo de distanciamento social que vivemos hoje em escala global, por conta da pandemia, covid-19. O sarau é composto por três artistas que recitam poesias autorais e trabalham também com a poesia visual. O encontro é feito pelas palavras, procurando um ponto verde na casa de cada atuante, um local onde exista o vento livre e o verde das plantas: o quintal, o jardim ou um espaço afetivo que exista na casa. As poesias conversam com o processo individual que cada poeta-poetisa está sentindo sobre questões como liberdade, isolamento, família, amizade, consciência ambiental e futuro. A necessidade de estar perto se faz pelo acervo das poesias contidas no Sarau. As palavras tem o poder de voar para quem as precisa ouvir, o sarau é um abraço que não podemos dar agora, são pensamentos escritos para refletir os tempos que virão. Na literatura, quando há uma ruptura brutal com o modelo social antes vivido, há uma necessidade artística de publicações como: “MANIFESTO”. Manifesto é dar palavras as sensações, é deixar o “estômago” falar com as “vísceras”, poesia é deixar o coração falar com os dentes.

SARAU VIRTUAL: PARA SEMPRE, MÀRIO GOMES. VIDA E OBRA DO POETA ANDARILHO.

Neste Video/Sarau, poderemos conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do poeta andarilho. Sua infância, juventude, idade adulta serão contadas de forma dinâmica e divertida. Tem curiosidade de saber mais sobre Mário Gomes? Confere o Vídeo!

VERDE-NÓS

O projeto: “Verde-Nós”, dialoga com o processo de distanciamento social que vivemos hoje em escala global, por conta do covid-19. O vídeo representa a busca da “mircronatureza” que existe em nossas casas e como elas nós podem ser terapêuticas em momentos de crise. Afinal, é possível “construir uma floresta dentro de nós”, e a partir disso, nos beneficiamos desta construção? É possível utilizar dessa floresta para tentarmos diminuir os efeitos negativos do isolamento social? As imagens conversam com o processo individual que cada participante está sentindo sobre questões humanas, ecossistema, consciência ambiental e como produzir uma catarse por meio do que é verde para combater os efeitos negativos do isolamento social. A necessidade de estar perto se faz através da edição do vídeo no qual os participantes estão juntos, mesmo estando longe. O vídeo procura poder voar para se instaurar em quem precisa olhar, sentir, respirar; o vídeo é um abraço a quem não podemos dar agora, são imagens para refletir os tempos que virão.
MOSTRAR MENOS

"REGINALDO FIGUEIREDO, O POETA DO INFINITO"

O Vídeo/Poético: “Reginaldo Figueiredo, O Poeta do Infinito”, além de ser uma homenagem, apresentará ao público um pouco da vida e obra do poeta Reginaldo Figueiredo, nos transportando para seu universo particular de letras, pensamentos, visões de mundo e poesias, onde a realidade se abre para novas interpretações e o lúdico e o simbólico podem se manifestar.

BRINCAR DE PALAVRA

O projeto: “Brincar de Palavra”, ao mesmo tempo que estimula a infância - em crianças, também um resgate dela – em adultos. Quando falamos em infância, nos referíamos ao mundo da imaginação, do lúdico, das possibilidades de (re)inventar por meio da brincadeira e da palavra carregada de metáforas.

bottom of page